Crianças atendidas por programas sociais ganham Colônia de Férias
Gincana, músicas, partidas de futebol, banho de piscina, lanches e tudo do jeito que a criançada gosta, acompanhado por profissionais e monitores da Secretaria de Assistência Social- SAS. Assim foi a primeira manhã de atividades recreativas da Colônia de Férias promovida pela Prefeitura de Itabuna para cerca de 250 crianças atendidas nos projetos sociais . As atividades estão sendo realizadas no clube da Associação dos Funcionários da Ceplac – AFC, no Morro dos Canecos, em vez do Grapiúna Tênis Clube, por mudança de última hora, e atendem crianças do CRAS I e moradoras dos bairros Jorge Amado, Nova Ferradas, Novo Horizonte e São Lourenço.
Para a pequena Maria Vitória dos Santos, moradora do Novo Horizonte, a diversão com os amigos está mais que completa. “ Hoje brinquei muito e tomei banho de piscina com meus amigos. Minhas férias estão bastante divertidas”, pontuou. Segundo a coordenadora Daniele Santana foi o projeto de Colônia de Férias criado para evitar a perda de vínculo com crianças e adolescentes dos programas sociais desenvolvidos em parceira com o governo federal, no recesso escolar, e com idosos, no período anual de férias de verão. As atividades se encerram no próximo dia 3 com programação para o grupo da terceira idade,
“Estamos focando na convivência comunitária e familiar, além de estimular a interação, entretenimento e lazer com educadores sociais e assistentes sociais. A participação tem sido expressiva, inclusive de pais que resolveram acompanhar os filhos durante as atividades e terminam nos auxiliando”, explicou Daniel.
Nesta quinta-feira será a vez dos adolescentes atendidos nas comunidades dos bairros Califórnia, Nova Califórnia, Lomanto, Sarinha Alcântara e São Pedro. “Com autorização dos pais ou responsáveis, as crianças foram divididas em dois grupos. O outro, com mais 250, participará de atividades recreativas no dia 26. O mesmo se dá com os adolescentes que estão distribuídos em dois grupos, com recreação nos dias 21 e 27. Já os idosos terão a oportunidade de lazer e brincadeiras no dia 3 de fevereiro”, explicou Daniele Santana.
Para garantir diversão com segurança, a equipe da SAS conta com o apoio da Guarda Civil Municipal, de uma enfermeira e monitores. O transporte dos participantes dos seus locais de origem ao Grapiúna Tênis Clube foi assegurado pela Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) de acordo com a diretora o Departamento de Proteção Social Básica - Módulo II.